23/04/2018

A minha avó pede desculpa, de Fredrik Backman


Opinião:
Que livro fantástico! Maravilhoso!
Li o livro anterior do autor, quando me apareceu de surpresa em casa A minha avó pede desculpa, não resisti e comecei a ler de imediato.
Este livro narra-nos a história de uma relação muito especial entre uma menina de sete anos, chamada Elsa e a sua avó, fora do normal, como a sinopse o diz “doida varrida”. Elsa, é muito inteligente, precoce para idade, mas, por isso é marginalizada na escola, tendo como melhor amiga a sua avó, que arranja formas de a alegrar, sendo que uma delas contar-lhe histórias cujo cenário é o reino de Miamas, na Terra-de-Quase-Acordar, um reino mágico onde é “normal ser diferente”.
Para esta avó, Elsa, é o seu mundo, por isso faz de tudo para a proteger enquanto está presente, mas não só, deixa um legado incrível, como só uma avó o poderia deixar, o seu amor incondicional é tão grande que encarrega-se de que a neta não se sinta só, e que fica protegida depois de sua morte.
Por isso quando a avó morre de repente, Elsa, fica encarregue de entregar cartas endereçadas a certas e determinadas pessoas, que a avó deixou escondidas,  têm que ser entregues uma a uma, cartas cujo o conteúdo é um pedido de desculpas, através das mesmas abre-se um mundo de descobertas sobre a avó e não só. E, entretanto, temos capítulos atrás de capítulos hilariantes, cheios de acção, tudo se passa num único local, no prédio onde a avó morava, e onde mora Elsa.  
O que torna esta narrativa tão especial é o facto de assuntos sérios, serem abordados com humor, os diálogos de Elsa com os adultos são um mimo, as comparações que ela faz das pessoas com os animais, as diversas peripécias ao longo do livro, as cenas caricatas da avó, arrancaram-me gargalhadas.
É um livro que me deixou de coração cheio, hilariante, mas que emociona, com uma história fabulosa, surpreendente, une o mundo de fantasia com o mundo real, é sobre o amor incondicional, a amizade, a redenção, sobre a vida, a morte, sobre laços familiares, solidão, perdão, o bullying, tantos temas, cativando e apaixonando o leitor em cada página
Ler uma história como esta é passar uma horas deliciosas, este autor tem um dom enorme de chegar ao coração dos leitores de uma forma enternecedora, uma imaginação fora de serie para criar personagens tão espetaculares, o caricato é que são personagens com todos os seus defeitos e qualidades, tão característicos do ser humano, por isso mesmo é que são tão especiais. Recomendo a todos os leitores, de qualquer género literário, vale muito a pena, leiam. 

Obrigada Porto Editora pelo exemplar de avanço personalizado, vai ter um lugar especial na minha estante.


0 comentários: