22/01/2018

Os Meninos Que Enganavam os Nazis, de Joseph Joffo



Opinião:
Gosto de ler sobre o tema Holocausto e sobre as Guerras Mundiais, já li muitos livros, mas posso garantir que há sempre algo novo que fico a saber sobre as atrocidades cometidas neste período negro da humanidade, mas é necessário que se escreva sobre o mesmo para não cair no esquecimento das gerações vindouras.
Os Meninos Que Enganavam os Nazis, trata-se de uma história verídica, narrada pelo próprio autor, Josehh, a família Joffo, vê-se obrigada a separarem-se, para se salvarem, tudo porque são judeus, na época Joseph com apenas 10 anos, e um dos irmãos, de 12 anos, presenciam e sentem na pele os horrores de uma II Guerra Mundial em França. Estão em Paris 1941, quando é ocupada pelos nazis, e como todos nós sabemos os judeus eram os primeiros a ser perseguidos.
Os pais engendram um plano, e é precisamente a fuga destes dois irmãos que Joseph Joffo nos narra, separam-se dos pais e dos irmãos mais velhos, e lançam-se numa odisseia, e é incrível o que o instinto de sobrevivência consegue fazer em duas crianças que se vêem sozinhas de repente, conseguem contornar obstáculos impensáveis, depressa aprendem a ser perspicazes, pois sabem que só assim podem sobreviver.
A forma como esta narrativa nos chega ao coração é simplesmente tocante, sem grande carga emocional ou dramática, as peripécias destes dois irmãos no meio do perigo são narradas de uma forma suave, o autor conta-nos a sua história com humor à mistura, o que torna tudo mais leve, apesar de todo o sofrimento, privações, como fome, frio, os meninos conseguiam dar a volta por cima e ver o lado positivo das coisas. É sem dúvida uma história de amor que une esta família, de esperança, de sobrevivência e grande coragem para alguém tão jovem.
Uma narrativa à qual é impossível ficar indiferente, provoca um misto de sentimentos a quem está a ler, mas que compensa com o final da mesma, ainda que não termine como desejaríamos, pois, depois de tantas vicissitudes pode-se dizer que sobreviverem quase todos foi uma sorte para esta família.
Posso garantir que foi uma leitura maravilhosa, deixou-me com um sorriso no rosto muitas vezes, devido à forma como o autor consegue incutir humor no meio de tanta crueldade. Leiam.
Agora já posso ver o filme. 

Para mais informações consulte o site da Editorial Presença aqui

0 comentários: