13/09/2017

A Mulher do Camarote 10, de Ruth Ware



Opinião:
Gostei muito do livro Numa Floresta Muito Escura, como era óbvio não podia deixar de ler o novo titulo desta autora.
A acção do livro A Mulher do Camarote 10, como o próprio titulo dá a entender, decorre num cruzeiro de luxo, o Aurora Borealis, temos como narradora, uma jornalista que faz parte do leque de convidados da inauguração. No inicio da história acontece algo traumático a Lo, que vê neste cruzeiro uma forma de escape, mas também de oportunidade de progredir na vida profissional.
Conforme vamos avançando na narrativa percebemos que não podemos confiar muito nesta narradora, pois a sua vida privada é algo estranha, também devido aos  acontecimentos narrados no inicio, levam-nos a achar que não seja viável a história que nos vai narrando, e quando se dá um suposto crime em alto mar, no camarote 10, em que só uma pessoa é testemunha da existência da vitima, por sinal a Lo, a curiosidade aguça-se sobre quem poderá ser a vitima e quem poderá ser o perpetrador do crime. 
À partida devia ser fácil descobrir, mas, a forma como está narrado, e a própria narradora não sendo confiável, devido aos seus ataques de pânico e atitudes que teve, fazem com que se crie dúvidas no leitor sobre o que de facto aconteceu, sobre o é que realmente ela viu, é verdade que o medo que sente, transparece, sai para fora das páginas, fica-se intrigado durante toda a leitura, e quando pensamos que afinal sabemos o que aconteceu, as teorias caem por terra, nada é o que parece.
A autora conseguiu criar um enredo que nos faz questionar, leva-nos por um caminho, faz-nos desconfiar de tudo e de todos, para no final nos mostrar que estamos errados, tudo isto num ambiente claustrofóbico, num espaço limitado, com um pequeno leque de personagens. A Mulher do Camarote 10, é um thriller que nos surpreende, tem suspense, e como gosto de tecer teorias e de fazer as próprias conjecturas, foi uma boa leitura que fiz neste Verão. Recomendo.

(lido em Julho)


0 comentários: