27/04/2017

Novidades ELSINORE nas livrarias

A ABORDAGEM REVOLUCIONÁRIA A UMA VIDA MAIS LONGA E SAUDÁVEL

«Esta é uma nova forma de pensar o envelhecimento humano, uma visão científica, atual e dominante, defensora de que o ADN das nossas células vai sofrendo um desgaste progressivo. […] O desgaste dos telómeros contribui inequívoca e precocemente para o processo de envelhecimento, mas é possível abrandá-lo ou até revertê-lo.»

Sobre o livro
A descoberta da telomerase, a enzima que recupera os telómeros, protetores da nossa herança genética, abre caminho para o aumento da esperança média de vida e da saúde. Esta é a conclusão revolucionária da investigação que, em 2009, valeu o Nobel de Medicina a uma das cientistas que liderou o projeto, Elizabeth Blackburn.
Em A Ciência da Juventude, e com o contributo de Elissa Epel, investigadora das relações entre o stress, a obesidade e o envelhecimento, Blackburn traça o mapa do envelhecimento positivo, revelando as intrincadas relações entre a psicologia e a biologia na nossa evolução celular. Esta obra mostra também como mudanças simples nos hábitos diários podem proteger os telómeros e aumentar a nossa esperança de saúde, o número de anos que permanecemos saudáveis, ativos e sem doenças.
Nestas páginas, os telómeros tornam-se o nexo de uma reflexão sobre a vulnerabilidade, a resiliência perante os efeitos negativos do ambiente social e físico, e o papel da há muito teorizada ligação mente-corpo no processo de envelhecimento — fundamental hoje e para o futuro do ser humano.

Elogios
«Um dos mais entusiasmantes livros sobre Saúde publicados na última década Eric Kandel Prémio Nobel de Medicina

«Uma síntese extraordinária e reveladora dos fatores biológicos e psicossociais que potenciam uma maior longevidade e saúde através da sua ação sobre os telómeros. Estas novas descobertas na investigação permitem que as pessoas consigam ter vidas mais longas e saudáveis Albert Bandura, Professor emérito na Universidade de Stanford

Elizabeth Blackburn é cientista e docente de Biologia na Universidade da Califórnia. Recebeu o Prémio Nobel de Medicina em 2009, com mais dois colegas, «pela descoberta de como os cromossomas estão protegidos por telómeros e pela enzima telomerase». É presidente do Salk Institute for Biological Studies, em San Diego, e foi também presidente da American Association for Cancer Research. Foi considerada uma das 100 pessoas mais influentes no mundo pela revista TIME.

Elissa Epel é docente, investigadora e diretora no San Francisco Medical Center (Universidade da Califórnia). Na sua investigação, trabalha principalmente os processos psicológicos, sociais e comportamentais relacionados com o stress psicológico crónico, que acelera o envelhecimento biológico, focando-se no sistema de manutenção dos telómeros e no efeito da telomerase. É membro da National Academy of Medicine, tendo recebido vários prémios pelo seu trabalho, incluindo o APA Early Career Award e o Academy of Behavioral Medicine Research Neal Miller Young Investigator Award.


O MUITO AGUARDADO SUCESSOR DE 
SAPIENS: HISTÓRIA BREVE DA HUMANIDADE

Sobre o livro
A história começou quando os homens inventaram os deuses e terminará quando os homens se transformarem em deuses.

A guerra desapareceu.
É mais provável cometer suicídio
do que morrer num conflito armado.
A fome está a desaparecer.
É mais alto o risco de obesidade do que de fome.
A morte tornou-se um simples problema técnico.
Não alcançámos a igualdade — mas estamos perto de alcançar a imortalidade. 
O que nos reserva o futuro?

Homo Deus explora os projetos, sonhos e pesadelos que darão forma ao século XXI — desde o vencer da morte à vida artificial. Como o bestseller internacional Sapiens: História Breve da Humanidade, esta é uma obra que coloca as questões fundamentais: para onde seguir a partir daqui? Como proteger o mundo dos poderes destrutivos do ser humano? 

Elogios
«De uma lucidez invejável (e alarmante), descreve os enormes desafios que temos pela frente, enquanto espécie, à medida que a tecnologia genética, a inteligência artificial e a robótica alteram profundamente as nossas relações humanas e com outras espécies. Uma leitura ainda mais voraz e mais importante do que a do seu já excelente Sapiens.»Kazuo Ishiguro, escritor e jurado do Guardian Books of the Year 2016, atribuído a Homo Deus

«Harari é um escritor excecional, que parece ter sido escolhido pelas musas como veículo do zeitgeistUm livro fascinanteTimes Literary Supplement

Yuval Noah Harari é historiador, investigador e professor de História do Mundo na Universidade Hebraica de Jerusalém, considerada uma das melhores instituições de ensino a nível internacional. Doutorado em História pela Universidade de Oxford, Harari tem-se dedicado ao estudo e ensino da História, encorajando os seus alunos a questionar os conhecimentos e ideias que têm por garantidos sobre a vida, o mundo e a humanidade. Harari foi duas vezes vencedor do Prémio Polonski para Criatividade e Originalidade nas Disciplinas de Humanidades, em 2009 e 2012. Publicou numerosos livros e artigos científicos. Sapiens: História Breve da Humanidade (4.ª edição na Elsinore, 2017) é bestseller internacional, publicado em mais de vinte línguas. Em Homo Deus, sucessor de Sapiens, aborda o futuro do ser humano. 
 

0 comentários: