30/01/2017

Nem Tudo Será Esquecido, de Wendy Walker



Opinião:
Nem Tudo Será Esquecido, uma novidade Editorial Presença que chama a atenção não só pela capa e sinopse, mas em especial por ser considerado thriller psicológico, um dos géneros literários que mais gosto.
A história deste livro é em torno de Jenny, uma jovem de quinze anos, que é brutalmente violada, quando sai de uma festa onde vive, na cidade de Fairview, no Conneticut,  este acto bárbaro, vai mudar a vida desta família completamente, Jenny “apaga” da memória esse acontecimento traumático através de fármacos que os médicos lhe dão para esquecer, mas que no fundo não resultam como esperado. Tom, o pai, fica obcecado, e quer a todo o custo descobrir quem foi o perpetrador de tal acto que deixou a filha não só ferida fisicamente, como psicologicamente, por isso pede a ajuda a um profissional, devo dizer que enquanto mãe, a forma de reagir de Charlotte, a mãe de Jenny, mexeu comigo, eu sei que as pessoas não reagem todas da mesma maneira.
A autora não se coibiu na descrição dos pormenores da violação, o que pode chocar um pouco alguns leitores, confesso que me incomodou, e não consegui ficar indiferente, pois não estava à espera que fosse tão detalhada.
No inicio e no decorrer do livro até certa altura, estava intrigada sobre quem seria o narrador, e surpreendeu-me que a história seja narrada do ponto de vista do psiquiatra, Alan Forrester, mas, que acabou por fazer todo o sentido no final, pois ele vai apresentando outras histórias paralelas, além de dar diversas perspectivas de como a mente humana funciona e o porque de certas acções ou decisões que as pessoas tomam, o uso da psicologia está presente durante toda a narrativa, faz-nos reflectir diversas vezes. No fundo todos nós escondemos algo, quem é que conta tudo sobre si? Ninguém, todos temos algum segredo, e em algum momento da nossa vida mentimos, no fundo nunca chegamos a conhecer verdadeiramente alguém, mesmo que se viva a vida inteira com a essa pessoa.
Tudo isto torna este enredo numa incógnita, pois a narrativa apesar de ser em torno daquilo que aconteceu à jovem Jenny, e o facto de se querer saber quem foi o culpado, a trama acaba por ser muito mais complexa, pois após o inicio da terapia para tratar o trauma da jovem, uma teia de revelações e segredos vão sendo desvendados, sobre certos personagens desequilibrados, o que surpreende e causa alguma perplexidade no leitor, culminando depois num final inesperado, apesar de achar que houve algo não muito coerente...
Nem Tudo Será Esquecido, é um thriller psicológico perturbador, consegue prender e faz-nos reflectir, ficamos agarrados e na expectativa até ao fim, eu gosto disso num livro deste género, recomendo.

Para mais informações sobre o livro consulte o site da Editorial Presença aqui 

0 comentários: