31/10/2016

A Carreira do Mal, de Robert Galbraith



Opinião:
A Carreira do Mal é o terceiro livro da série policial protagonizada pelo detective Cormoran Strike, quem não leu os livros anteriores recomendo que o faça, para acompanharem a história deste protagonista.
Quando Robin recebe um embrulho em seu nome, lá dentro encontra-se a perna de uma mulher, ficamos em alerta e subentendemos que desta vez os próprios protagonistas poderão ser o alvo. Strike desconfia que o criminoso por detrás de tal acto hediondo é alguém ligado ao seu passado, sabe que o assassino não vai parar, por isso é imperativo que investigue rapidamente, numa corrida contra o tempo,para travar outras mortes de mulheres e a mutilação dos seus membros, o que não acontece tão rápido como queria.
Os capítulos são narrados a duas vozes, intercaladas, pelos detectives e pelo próprio assassino.
Neste livro a autora criou um enredo diferente e bastante intenso, com requintes macabros, que nos leva a ficar o tempo todo a questionar-nos sobre o assassino, a tirar ilações, é por isso que a linha de investigação feita por Strike e Robin, leva o leitor a juntar-se a ambos, pois vamos descartando várias hipóteses na tentativa de chegar ao criminoso, tecemos as nossas próprias teorias, mas torna-se complexo, e com as várias reviravoltas. Os sinais estão lá desde o inicio, mas escapa-nos por falta de atenção ou pela ânsia de ler a história que se torna cada vez mais empolgante à medida que vamos avançando na leitura, e eu acho que o problema foi ler demasiado rápido, o que fez com que não ficasse tão atenta aos pormenores, e não conseguisse encaixar as peças que ajudam a desvendar.
O que mudou dos livros anteriores para este, foi o facto de Strike e Robin serem o alvo, como o leitor sente empatia por esta dupla, quer a nível profissional, quer pessoal, mais o facto de um certo segredo do passado de Robin ser desvendado, e outros sobre Strike, tudo isso liga-nos a estes protagonistas.
O certo é que autora conseguiu surpreender-me com este terceiro livro, quer pela dinâmica que deu à história, ao perfil dos personagens, aos seus diálogos, aos lugares por onde se movem, ao próprio ambiente, pelos desenvolvimentos inesperados, torna-o muito viciante, lê-se compulsivamente, e depois ainda por cima deixa o final em aberto, referente aos protagonistas, ficamos em suspense, tanto que fiquei com uma vontade enorme de continuar a ler o livro seguinte.
Estou fã desta serie policial, que está a ficar cada vez melhor, este livro foi sem dúvida a nível de suspense e de crimes superior aos anteriores, que venha o próximo rapidamente, gostei muito.


Pode ler mais sobre o livro no site da Editorial Presença aqui 

0 comentários: