09/02/2016

A Casa das Bonecas" de M. J. Arlidge (opinião)



Opinião:
Gostei da capa, do titulo, e A Casa de Bonecas vem confirmar porque é que sou fã deste autor, mais uma vez temos um enredo pejado de suspense até ao fim, tendo como protagonista a tão peculiar detective Helen Grace.
Um corpo de uma jovem mulher é descoberto numa praia, os contornos deste crime são assustadores, a vitima morreu desnutrida, alguém a fez passar fome, mas porque é que ninguém deu parte do seu desaparecimento? O bizarro é que alguém se faz passar por ela enviando mensagens à família como se estivesse viva, será que é um caso isolado ou haverá mais vitimas que não foram dadas como desaparecidas?
Quando a detective Helen tem conhecimento do desaparecimento de uma jovem, a sua intuição diz-lhe que deve haver uma ligação entre os casos, e há medida que avança na investigação percebe que está a lidar com alguém que está obcecado por um certo tipo de mulheres, só mesmo alguém com transtornos mentais é que pode agir assim, para ela não há dúvidas, está a lidar com um serial killer.
De novo a detective Helen empenha-se na investigação como ninguém,  não olhando a meios nem às consequências que advém dos seus actos, dedica-se inteiramente aos casos, mesmo que sofra na pele as consequências dos mesmos, o que faz o leitor sentir na pele todo o suspense, gosto imenso desta personagem forte, determinada, cujo o passado continua ainda enublado e com muita coisa por explicar.
O ambiente que o autor cria em cada livro consegue agarrar e surpreender o leitor até fim, com bastante suspense, e o facto de não sabermos quem está por detrás dos crimes deixa-nos sempre na expectativa, irrequietos, na ignorância, apesar de certas pistas estarem lá, pequenos pormenores, mas que nos escapam. Em relação a este livro a trama apesar de ser arrepiante, não é tão macabra como nos livros anteriores, mas, é igualmente viciante a sua leitura.
A Casa de Bonecas prende através da escrita muito directa do autor, também os capítulos curtos ajudam a criar tensão e suspense, é impossível ler apenas um e largar, depois o enredo não tem momentos parados e as personagens são complexas, o que torna a sua leitura compulsiva, em suma é mais um trilher que tem tudo o que gosto neste género literário, muito bom.
Ansiosa que chegue o quarto livro, "Liar, Liar".

 

0 comentários: