03/11/2015

As Gémeas do Gelo, de S. K. Tremayne (opinião)



Opinião:
Quando um thriller psicológico nos deixa incomodados, arrepiados, acho que cumpriu o seu objectivo.
Foi como me senti ao longo do livro, para já aborda um tema muito perturbador, a perda de um filho, o pior pesadelo para os pais, e a juntar a isso ter gémeas exactamente iguais, não conseguir distingui-las, não ter a certeza absoluta de qual é que morreu.
Lydia e Kirstie tinham 6 anos, quando Lydia morreu acidentalmente, passado mais de um ano, o casal tenta recompor-se, mudando-se para uma ilha escocesa, que Angus, o pai, herdou, pensam encontrar a calma, a estabilidade necessária para recuperar, recomeçar e ajudar a filha sobrevivente.
Mas nada os prepara para o que vão ouvir da boca da Kirstie: “Porque continuas a chamar-me Kirstie, mamã? Quem morreu foi a Kirstie. Eu sou a Lydia.”
O mundo de Sarah (mãe), desaba de novo, e é através desta pergunta arrepiante que as dúvidas ficam plantadas na sua mente, afinal qual é que morreu?
No fundo este thriller gira em torno de se conseguir descobrir a identidade da gémea que está viva e da que morreu, mas é tudo tão ténue, os narradores pouco fiáveis dão-nos vislumbres dos seus pensamentos, pensamentos esses que colocam na mente uma espiral de dúvidas, assim como as pistas, os segredos, as mentiras que levantam suspeitas. Tornando-se num enigma perceber afinal que acontecimentos é que estiveram por detrás da sua morte, deixando uma sensação inquietante, algo não está bem, algo não bate certo, mas o quê? 
Depois achei que o facto de o autor explorar a relação complexa e misteriosa que existe neste tipo de gémeos, torna tudo ainda mais obscuro.
Como se não bastasse, o autor junta a isso um cenário de fundo uma ilha de ambiente inóspito, que faz com que todos acontecimentos que vão ocorrer nesse local sejam assustadores, deixando-nos em constante suspense, sobressalto, conseguindo ainda surpreender-nos com um final inesperado. 
As Gémeas do Gelo, de enredo intenso e algo macabro é daqueles livros no qual se fica a pensar depois de se terminar de ler a última página. Muito bom, recomendo.

Pode ler sobre o livro aqui

0 comentários: