18/10/2014

O Rei de Ferro e a Rainha Estrangulada, de Maurice Druon (opinião)



Opinião:
O Rei de Ferro e a Rainha Estrangulada, são os dois primeiros livros de uma série chamada de “Os Reis Malditos”, como fã que sou de romances históricos fiquei curiosa quando soube que Marcador vai começar a publicar esta saga, e espero que continue, pois gostei muito.
Este primeiro livro O Rei de Ferro, tem como personagem principal o Rei Filipe, o Belo. O enredo passa-se durante a Monarquia Francesa no século XIV.
Focando também a ligação de França a Inglaterra devido a laços de sangue, familiares, através da Rainha Isabel filha de Filipe.
Repleto de personagens, o autor dá-nos a conhecer a guerra do Rei contra a independência dos chamados Templários em especial contra o grão-mestre Jacques de Molay, a quem manda queimar na fogueira, Molay por sua vez amaldiçoa o Rei a sua família e todas as gerações vindouras.
Mas nada amedronta o Rei ele governa com mão de ferro o seu país,  em contrapartida a vida familiar é um caos, os filhos são fracos e as noras adúlteras, a restante família que o rodeia querem o poder. Às escondidas alguém conspira para colocar a descoberto as infidelidades, o adultério das duas esposas dos filhos do Rei, sofrendo ambas as consequências pelos seus actos.
E é em torno de um vasto leque de personagens que somos arrastados pela corte francesa, com todos os seus escândalos inerentes à época, com intrigas politicas e conspirações.
Rainha Estrangulada é o segundo livro, Filipe, o Belo morreu, e começa um novo reinado com o seu filho Luis, Teimoso, eleito Rei de França, este completamente diferente do seu pai, não está à sua altura, as suas capacidades para governar ficam muito aquém, destrói o que o pai construiu, trata-se de um homem inseguro, imaturo, não tem a menor queda para governar.
Entretanto tem em mãos um problema, precisa da anulação do seu casamento com Margarida de Borgonha, que se encontra em prisão perpétua por adultério, será que ela lhe dará anulação sabendo que é Rainha?
Um livro que nos retrata as atribulações da vida real após a morte do Rei Filipe, onde os acontecimentos da época são descritos de uma forma muito precisa, dando o devido realce e profundidade às personagens que são credíveis assim como os cenários envolventes.
Em suma O Rei de Ferro e a Rainha Estrangulada, são dois romances históricos num só volume, muito bem documentados, com uma escrita fluída, que nos transportam para o ambiente que se vivia na corte naquela época, com descrições detalhadas da vida quotidiana, cheios de intrigas politicas e familiares, traições, adultério, escândalos, conspirações, com detalhes precisos e com uma panóplia de personagens únicos, muito cativantes.
Muito bom este volume com os dois livros, deixam-me com grande expectativas para continuar a ler esta saga de “Os Reis Malditos”, recomendo para quem gosta deste género literário.

Pode ver mais sobre o livro aqui 

 

0 comentários: