22/08/2014

As Estrelas Brilham na Cidade, de Laura Moriarty (opinião)



Opinião:
As Estrelas Brilham na Cidade, trata-se de um romance histórico passado no período de 1922 até 1965, na América, que nos conta a vida de Cora Carlisle, uma personagem pela qual criamos empatia logo de inicio.
Cora vive em em Wichita, no Kansas, com o marido e os seus filhos gémeos, quando resolve acompanhar uma jovem de quinze anos, Louise Brooks, a Nova Iorque para frequentar um curso de dança, só o pode fazer se alguém mais velho a acompanhar, por isso Cora resolve ir como acompanhante, sendo do interesse dela esta viagem, tem segredos sobre o seu passado que as pessoas onde vive desconhecem, que quer desvendar.
Louise não é uma jovem fácil de lidar, é arrogante, intempestiva, irreverente, muito à frente e precoce para idade que tem,  e o choque de mentalidades é bem evidente, pois Cora tem o dobro da idade da Louise, pensa e vê as coisas de maneira diferente, e o facto é que a diferença de idades reflecte-se nas atitudes e pensamentos de ambas. Louise ficou conhecida pela sua grande beleza, como actriz do cinema mudo e bailarina.
Cora como mulher madura, casada, vai ter que saber a lidar bem com Louise, se pensou que ia ensinar Louise, acabou ela também por aprender com a jovem, prova que todos aprendemos uns com outros, e no final ambas mudaram neste curto período de tempo em que estiveram juntas e que nunca mais o esqueceriam.
A autora dá-nos a conhecer a história de vida de Cora em pormenor desde a sua infância até ao dia em que visita Nova Iorque, com um único objectivo, saber a verdade sobre o seu passado, quem é na realidade, pois ela desconhece quem foram os seus pais biológicos, não foi uma infância fácil até ter sido adoptada. Após o seu regresso a casa em Wichita, temos outra história que nos conquista de igual maneira até à sua morte, viveu a vida toda com segredos que ocultou dos outros, quer  das pessoas de fora e quer da própria família.
Segredos esses que vão sendo desvendados ao longo desta narrativa, que nos deixam deveras surpreendidos.
Mais que um simples romance esta narrativa dá-nos também uma visão de como era a cultura na América na década de 1920, aborda temas muito polémicos, que marcaram este período da história, como a lei seca, o racismo com a criação do grupo o ku klux klan, a homossexualidade, o papel da mulher na sociedade, também sobre o destino que davam às crianças orfãs, ou que simplesmente os pais não conseguiam criar.
A autora envolve-nos com todos os detalhes sobre a vida desta mulher e também com as todas as mudanças que aconteceram na sociedade à medida esta evoluía.
Um romance fabuloso, com uma história magnifica, com uma personagem admirável que soube contornar todas as adversidades que a vida lhe trouxe de uma forma eloquente, que prende o leitor. Uma narrativa excepcional, surpreendente, que misturou ficção e realidade de forma cativante, sem dúvida um livro muito bom, gostei imenso. Recomendo vivamente a sua leitura.



Para mais informações consulte o site da Editorial Presença aqui
Para mais informações sobre o livro As Estrelas Brilham na Cidade

0 comentários: