30/04/2014

Assírio & Alvim - Novidades - Ana Luísa Amaral e Eugénio de Andrade

Título: Escuro
Autor: Ana Luísa Amaral
N.º de Páginas
: 72
PVP: 11,00 €
Coleção: Poesia Inédita Portuguesa

O regresso de Ana Luísa Amaral à poesia, depois do romance Ara
 
No próximo dia 9 de maio, a Assírio & Alvim publica o mais recente livro de poesia de Ana Luísa Amaral. Nele a autora reflete sobre a literatura e sobre as inquietações do nosso tempo e do nosso quotidiano. Surge aqui, com grande fulgor, um diálogo polifónico com Fernando Pessoa e o seu drama em gente. Porque «O lume que as sustenta, / a estas vozes, / é mais de dentro, e eu não o sei dizer».

[…]
Deixai-me o escuro, o meu.
Porque ao lado da minha,
a vossa ausência, essa que em mim plantastes,
nada é.
Tomáreis vós saber o que é ausência
Ausência eu: demorada nestas linhas.
Dizer com quanto escuro
a noite se desfaz
e se constrói —
[…]

Primeiras páginas: disponíveis aqui

Sobre a Autora
Ana Luísa Amaral
ensinou na Faculdade de Letras do Porto e tem um doutoramento sobre Emily  Dickinson. É autora de mais de duas dezenas de livros de poesia e livros infantis e traduziu diversos autores para a nossa língua, como John Updike ou Emily Dickinson.
A sua obra encontra-se traduzida e publicada em vários países, tendo obtido diversos prémios, de que destacamos o Prémio Literário Correntes d'Escritas, o Premio Letterario Poesia Giuseppe Acerbi ou o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores.


Título: Aquela Nuvem e Outras
Autor: Eugénio de Andrade
Ilustração
: Cristina Valadas
N.º de Páginas: 48
Formato: 23 x 23 cm
Coleção: Assirinha
PVP: 14,40 €

Nova edição com desenhos de Cristina Valadas

No próximo dia 9 de maio chega às livrarias a novíssima edição de Aquela Nuvem e Outras, um dos dois pequenos livros infantojuvenis escritos por Eugénio de Andrade, cuja leitura está indicada para o 1.º ano de escolaridade, nas Metas Curriculares de Português. Um pequeno livro de poesia para os mais pequenos, pleno de beleza e de ensinamentos.

A FORMIGA
Sete palmos, sete metros,
anda a formiga por dia
(sete palmos a correr,
sete metros devagar),
só para lamber o mel
que lentamente escorria
quer da boca quer do pão
quer dos dedos do Miguel

Autores:
Eugénio de Andrade, pseudónimo de José Fontinhas, nasceu a 19 de janeiro de 1923 no Fundão. Os seus livros foram traduzidos em muitos países e ao longo da sua vida foi distinguido com inúmeros prémios, entre eles o Prémio Camões, em 2001.

Artista plástica e ilustradora, Cristina Valadas licenciou- se em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto e pós-graduou-se em Design Têxtil. Venceu o prestigiado Prémio Maluda, o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, em 2000 e o Prémio Nacional de Ilustração 2007. Em 2009, foi a única artista portuguesa a integrar a exposição internacional de  ilustradores na Feira do Livro Infantil de Bolonha.


0 comentários: