12/12/2013

Memórias de Um Amigo Imaginário, de Matthew Dicks (opinião)



Opinião:
"Memórias de Um Amigo Imaginário" é um romance muito original, pois mistura realidade com a fantasia, e é isso que torna este livro tão especial, conta-nos a história de uma criança de oito anos que tem autismo, que se chama Max.
Max não consegue ver o mundo como nós, nem sentir, precisa de seguir sempre a mesma rotina naquilo que faz desde o vestir-se, a comer sempre as mesmas coisas, gosta de ir aos mesmos restaurantes, percorrer o mesmo caminho, tudo tem a sua ordem, se algo foge daquilo que ele precisa para se sentir seguro, automaticamente bloqueia, apesar disso ele frequenta uma escola normal, mas o que o faz sentir-se seguro é mesmo o seu amigo imaginário, um ser que ele criou na sua mente, com quem conversa e que lhe faz companhia constantemente, chamado Budo e está com Max já há cinco anos. 
Só ele é que vê e ouve Budo, mas é com a sua presença que sente a segurança que tanto precisa, como não suporta o contacto físico, Max arranjou alguém só para ele, que o entenda plenamente. Mas é um amigo imaginário muito real, com rosto e corpo e que percebe e entende muita coisa, não como outros amigos imaginários que vamos conhecendo ao longo do livro, que por vezes não tem sobrancelhas, ou os corpos são estranhos e alguns não devem muito à inteligência, Budo pelo contrário é inteligente e tem figura de humano, mas isso deve-se à grande imaginação que Max tem e o criou assim, mas também é um ser com uma inocência enorme e muito infantil, tal como Max que é ainda um menino.
E é através de Budo, que é o narrador desta história, que vamos conhecer o mundo de Max em casa e na escola diariamente, a sua relação com os pais, com as professoras e colegas da escola. Mas em dado momento Max fica em perigo e é Budo que faz tudo para o salvar, dando provas de grande amor e amizade.
Trata-se de um livro sem dúvida sobre a verdadeira amizade, Budo é aquele amigo imaginário que todos nós gostávamos de ter na vida real, compreende-o como ninguém, pois Max vive num mundo muito próprio, que muitos não entendem nem aceitam, e tem uma particularidade, é um amigo que só existe enquanto Max acreditar na sua existência, a partir do momento em que deixar de precisar de Budo este irá desaparecer.
Em suma um livro que gostei imenso de ler pela sua história envolvente e surpreendente, o autor foi original e criativo, mas ao mesmo tempo foi com simplicidade que criou um personagem imaginário como Budo, que nos consegue transmitir uma mensagem sobre os valores da amizade que devem existir entre as pessoas, que nos faz reflectir, e que ficará guardado nos nossos corações, tornando assim esta narrativa em algo comovente e brilhante, um livro muito bonito, muito bom. 


0 comentários: