25/04/2013

A Estalagem de Rose Harbor, de Debbie Macomber


Opinião:

Um romance que se lê muito bem durante um fim-de-semana, foi o que eu fiz, ao mesmo tempo foi  a descoberta de uma nova autora, espero vir a ler mais livros seus. 

A história centra-se em três personagens, e sobre a sua vida no passado e presente.
Jo Marie Rose, viúva, perdeu o seu marido na guerra, poucos meses após terem casado,  por isso resolve mudar de vida, no intuito de esquecer o passado, e, as lembranças que a perseguem,  quer encontrar-se e começar de novo, compra uma estalagem num lugar calmo, longe da barafunda da cidade,  deixando as recordações penosas para trás, o seu emprego, amigos e família. E esta estalagem é perfeita para ela, no fundo é um refúgio que vem dar-lhe esse mesmo alento e paz que tanto precisa, pois vai conhecer pessoas novas que a vão ajudar a enfrentar a vida de frente. E o facto de fazer algo pelo bem estar dos outros, também a ajuda a recuperar da sua perda que tanto a abalou.

Ao mesmo tempo que se muda para a estalagem, recebe dois hospedes, Joshua Weaver e Abby Kincaid, que carregam nas costas um passado que os deixou marcados profundamente e só uma razão muito forte é que os faz voltar a Cedar Cove, depois de tantos anos. 
Joshua regressa porque uma vizinha liga-lhe a contar que o padrasto se encontra muito doente, tem pouca esperança de se reconciliar com ele, tem demasiadas mágoas e ressentimentos que o marcaram profundamente, mas mesmo assim vai tentar, a sua intenção é recuperar algumas coisas pessoais que pertenciam à sua mãe.
Já Abby que vem assistir ao casamento do seu irmão, esconde-se de todos, tem medo de enfrentar as pessoas, e sente que não pode ser perdoada, mas será que é assim? Ela guarda recordações muito dolorosas, nunca casou, não andou com a sua vida para a frente, nem foi feliz, porque nunca conseguiu livrar-se dos fantasmas do passado, mas chegou a altura de o fazer, será que vai conseguir?

Em suma esta é uma narrativa em que os personagens encontram de novo o amor, o perdão, que lhes dá paz para recomeçarem de novo. Nós somos levados pelas emoções de tristeza e felicidade, com estas histórias de vida comoventes que mostram que existem segundas oportunidades, apesar de todas as vicissitudes que a vida nos possa trazer.

Gostei da escrita da autora, pois dá-nos descrições detalhadas de Cedar Cove, que deve ser um lugar lindíssimo, mas também de cada personagem, fez-me sentir próxima de cada um deles. Quando estava a ler deu-me vontade de fazer um pequeno almoço substancial, ou então pão quente ou mesmo bolachas, e imaginar-me na estalagem a ler um livro à lareira, pois Jo como anfitriã tinha sempre o cuidado de preparar algo para os seus hóspedes comerem e manter um ambiente acolhedor, o que me fez vontade de estar lá com eles.
Um romance muito bonito, que me deu imenso gosto ler. 

Li algures que pertence a uma série de Cedar Cove, portanto, acho que vamos ter mais livros desta autora. 
Para mais informações sobre o livro ou para comprar o livro A Estalagem de Rose Harbor clique aqui


0 comentários: