24/02/2013

Um Instante de Amor de Milena Agus



Opinião:
Trata-se de um livro que não tem mais do que 90 páginas, aproveitei e comprei nos saldos da Presença, sem ter lido opiniões, decidi aventurar-me na sua leitura e num domingo chuvoso foi o que fiz. 
Fiquei maravilhada com esta história, que tem como narradora a neta da protagonista deste livro, uma mulher que sofreu com as vicissitudes da vida, que nunca teve oportunidade de amar, pois a mãe era uma pessoa bastante rígida que não a deixava aproximar-se dos rapazes, sendo uma rapariga muito bonita era ao mesmo tempo estranha, chegavam a chamá-la de louca. E no meio da Segunda Guerra Mundial em Sardenha, na localidade de Cagliari, vamos conhecer esta personagem fantástica, que acaba por casar, mas sendo um casamento por conveniência, não é de maneira alguma o que ela sonhava.
Até que um dia vai para umas termas, por recomendação dos médicos devido ao grave problema que tem, pedras nos rins, onde conhece um veterano de guerra que também se esta a tratar, e estabelecem uma amizade através de longas conversas um com o outro, ele oferece-lhe um caderno onde ela escreve todos os dias, até voltarem cada um para sua casa. A partir daqui sua vida transforma-se e também a daqueles que a rodeiam.
A autora escreve e transmite-nos com uma leveza a vida desta personagem que ficamos envolvidos e absorvidos na sua história relatada em cada página desta narrativa. Somos levados acreditar em tudo o que aconteceu à protagonista.
Mas preparem-se porque tem um final surpreendente, inesperado, que me deixou a pensar, e que muda tudo o que li ao longo do livro, isto acontece quando a neta lê o tal caderno que ficou escondido durante anos. Vale a pena ler esta magnifica história sem dúvida alguma, eu gostei muito. Recomendo.

2 comentários:

Anónimo disse...

A opinião ainda me deixou mais tentada. Vou procurá-lo porque é o meu género de romance.

helena frontini disse...

Adoro os mistérios. Parece-me que a neta vai conhecer o seu verdadeiro avô. Boa semana.