13/07/2012

Soberba Escuridão de Andreia Ferreira



Soberba Escuridão
de Andreia Ferreira
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 256
Editor: Alfarroba
ISBN: 9789898455147

Carla uma jovem com uma vida regulada pela normalidade, dividida entre os estudos, as amizades escolares e as suas leituras, até que um dia sem motivo aparente a sua mente lhe prega umas partidas, um vulto negro de contornos dúbios de constituição semelhante à do fumo lhe aparece no quarto. Os livros, o cansaço mental, os pesadelos são a escapatória natural para estas estranhas visões, mas de tão intensas que são que vão cravando a dúvida no âmago de Carla, e tal a intensidade que de um momento para outro estas alucinações desaparecem sem deixar rasto ou no caso fumo.
Carla, Ana e Raquel formam um trio de amigas "colegiais" inseparáveis, mas que nem sempre foi assim, a diversidade nas suas personalidades assim o ditava. O amor está presente nestas jovens, Carla é amada mas que não o faz corresponder, escondia-se na amizade por Miguel para se cegar a esse amor unilateral, Raquel amava Daniel, e em silêncio aguardava o milagre da união. Ana a "vilã" do grupo também terá alguém inesperado à sua espera.
Este amor de Miguel e a sua tentativa de o materializar tentativa de ir mais para além da amizade irá provocar o caos nas vidas de todos que a este círculo pertencem, uma catapulta de acontecimentos vertiginosos terão acontecimento moldando e modificando para sempre a vida e os sentimentos deste grupo.


E assim parte Andreia Ferreira ;) para um belo livro, uma primeira obra de uma qualidade assinalável, sendo uma trilogia, estou muito curioso para verificar o que nos espera e aquilo que a Andreia tem para oferecer, mas para já focalizemo-nos a este "Soberba Escuridão". Os primeiros passos/linhas serão os menos conseguidos, dirão alguns, mesmo assim com uma escrita simples e fluida as páginas "novas" tornam-se "velhas" a uma velocidade assinalável o ritmo é bastante bom, posso compreender que achem a parte inicial menos fluida e mais descritiva, mas com Bracarense, sinto o livro de forma diferente, sinto-o mais meu, mais nosso, em relação a quem não conhece a cidade, a "descoberta" dos lugares da cidade por onde Andreia nos quer conduzir com as suas personagens foi muito estimulante e uma das partes mais divertidas.

Andreia esconde com alguma mestria os objectivos dos acontecimentos que se vão desenrolando a cada página, a busca por mais obriga-nos a folhear o livro sem parar, e nos últimos capítulos derruba-nos com uma torrente de acontecimentos que nos deixam sem folgo. Mesmo que não seja apreciador do tipo de literatura poderá ler o livro com muita facilidade e com muito gosto, pois o livro ter um ar de policial encapotado que agradará a muito leitor.
Existem alguns pormenores a analisar (esperemos pelo próximo livro), uma escrita urbana com um certo abuso de expressões linguistas muito peculiares da região, diria muito próprias da Andreia, que saltam à vista neste livro, sem colocar em risco a sua qualidade.

Um livro que recomendo, uma boa estreia da autora, darei mais novidades brevemente pois já está em meu poder o título Soberba Tentação o segundo volume desta trilogia.



8 comentários:

d311nh4 disse...

Que bom, Ângelo!
Fico mesmo feliz que tenhas gostado =)

Ângelo Marques disse...

Olá Andreia,
Tentei ser o mais imparcial possível, mas não é fácil, e por vezes com o sentimento oposto ao esperado.
Tens um bom livro, agora, Soberba Tentação espero começar em breve.

d311nh4 disse...

Espero que gostes do desenvolvimento que as coisas tomaram... O "Soberba Tentação" é um pouco mais negro e muito mais envolvente. =)

Ângelo Marques disse...

Isso é para eu colocar o teu livro no inicio da pilha? bem já subiu uns lugares, deve estar em quarto ou quinto ;)

d311nh4 disse...

Lol
Estou confiante de que vais gostar mais desse. Está bem mais adulto.

Ângelo Marques disse...

Acredito que sim, sabes que gostei da apresentação, fiquei curioso (ia a mais de metade do Escuridão) e estava a ficar confuso, guardas-te muito bem o final do livro, adorei.

Não tens prevista mais nenhuma sessão em Braga, tipo autógrafos, promoção, etc...?

d311nh4 disse...

Para já, não. Com o verão fica difícil, mas penso em marcar qualquer coisa em Setembro, ou assim. Talvez, uma sessão de autógrafos na Bertrand. =)

Ângelo Marques disse...

OK, avisa se isso acontecer, assim "rabiscas" o Soberba Escuridão (tenho que ter um motivo :) para aparecer).