26/05/2012

Sapatos Italianos de Henning Mankell


Opinião:
Já li todos os policiais publicados pela Editorial Presença de Henning Mankell, que é mundialmente conhecido através da personagem  Kurt Wallander, é primeira vez que leio um livro do autor num registo totalmente diferente. Apesar de saber que ele escreve e tem publicados livros infantis/ juvenis e  peças de teatro.

Este livro foi uma agradável surpresa, uma narrativa maravilhosa, um romance que nos conta e descreve a vida solitária de um homem que vive isolado na sua ilha com o seu cão e a sua gata, tendo como única visita o carteiro.

Um segredo, um erro cometido fez dele um recluso durante anos.

Mas o seu mundo é abalado subitamente no pico do Inverno, quando ele está a tomar banho nu na água gelada, num buraco no gelo, que ele abre todos os dias e entra lá para dentro, quando de repente vê uma mulher parada a olhar para ele, agarrada a um andarilho, aí o seu mundo de isolamento vai alterar-se para sempre.

A mulher é Harriet que ele abandonou há quase 40 anos, trás com ela exigências e segredos que vão mudar a vida deste antigo cirurgião Fredrik definitivamente.

Tudo começa a alterar-se quando Harriet exige que ele a acompanhe numa viagem estranha e perturbadora, começa a desvendar factos da sua vida que o vão surpreender. Esta viagem não é só física, pela Suécia, é ao mesmo tempo uma viagem de descoberta dele próprio, e  ver quem é na realidade, dá-lhe também uma oportunidade de corrigir-se onde errou. Tanto sentimos empatia como revolta e repugnância pelos seus actos.

O autor descreve-nos as personagens e a paisagem da Suécia, colocando-nos no cenário de uma maneira única, como só ele sabe fazer, como grande escritor que é.

Vamos assistir a uma expiação da parte do personagem ao longo do livro.

Também vamos perceber o porque de o titulo "Sapatos Italianos."

Não quero desvendar nada, pois iria estragar todo o mistério envolvido neste enredo.

O livro está muito bem escrito, dá-nos vontade de esticar a sua leitura para apreciarmos os  personagens, ler o que vai acontecer a cada um e descobrir os seus segredos, que nos agarram em cada página, muito bom.
Recomendo sem dúvida alguma a leitura deste obra lindíssima.

Excerto: "A porta que devia isolar-me de tudo o que julgava pertencer ao passado começara a bater, a balouçar para trás e para a frente. Era como se o tempo que tínhamos passado juntos estivesse a aproveitar o vento para forçar a entrada."
O livro aqui na editora

1 comentários:

Unknown disse...

Adorei a opinião, espero ler em breve este livro que parece deveras interessante :)