05/05/2012

"No Calor dos Trópicos" de Flávio Capuleto

Opinião:
Gosto muito de um bom romance histórico em que seja transportada para cenários e épocas do passado e posso confirmar que não fiquei nada desiluda com este livro pelo contrário. 
"Um envolvente romance de amor proibido, ódio e poder, numa época de mudanças políticas e sociais no Brasil, a abolição da escravatura e a implantação da República." 
Este livro transporta-nos para uma época em que Angola e Brasil eram colonizados por Portugal, mas vamos apanhar a parte da história em que se estava a tentar obter a abolição da escravatura. E é no meio destes conflitos que vamos conhecer os personagens principais. 
D. Leonor de Mascarenhas, casada com D. João Frutuoso um dos homens mais ricos de Portugal na altura, passava  a vida dele a fazer negócios, primeiro em Angola e depois mais tarde no Brasil. 
E Dr. José Afonso Bragança, que se vê envolvido com D. Leonor, tornando-se seu médico pessoal e amante. 
Quando o Rei o nomeia Cônsul de Portugal no Brasil ele vê uma oportunidade de escapar aos falatórios do seu envolvimento com D. Leonor, que o poderiam prejudicar na carreira, até mesmo ser preso se o marido viesse a descobrir o adultério. 
Só que D. Leonor não quer abdicar do Dr., então consegue ludibriar o marido alegando que sofre de uma depressão, precisando de mudar de ares, e dedicar-se à sua arte a pintura, onde poderá ter mais oportunidades de vir a ser conhecida como pintora e ao mesmo tempo convence também D. Frutuoso que ele poderá fazer grandiosos negócios no Brasil, obtendo uma boa fazenda, e enriquecer ainda mais,  e assim consegue aquilo que ela quer ou seja ir atrás do amante. 
Temos então o desenrolar de uma história forte,  com uma narrativa que nos descreve muito bem as fazendas e a escravidão no Brasil. A crueldade que era praticada nos escravos e as condições em que viviam eram simplesmente deploráveis. Conhecemos um pouco da luta de D. Luís em Portugal e D. Pedro no Brasil  com ajuda do Cônsul de abolir a escravidão e conseguir os direitos aos escravos, tornando-os pessoas que mereciam respeito, trabalho, tecto e um salário. Foi uma luta complicada fazer os fazendeiros entender que os escravos eram "gente". 
Até ao culminar da revolta  e da abolição da escravatura, tudo muda para os grandes fazendeiros, pois  ficam sem mão de obra e com a sua riqueza ameaçada. 
Vamos acompanhando o romance entre D. Leonor e o Cônsul Dr. José Afonso, e os negócios de D. Frutuoso na sua fazenda  com a sua amante.
E até ao desfecho do livro muita coisa acontece aos protagonistas, que não estávamos à espera. Mas que torna o livro ainda mais interessante.
Vê-se nitidamente que o autor fez bastante pesquisa para este romance, pois dá-nos a conhecer pormenores da época e acontecimentos históricos da altura com bastante clareza. Em suma um livro que me seduziu pela história e pela própria escrita bastante fluida, muito bom mesmo.
Recomendo a sua leitura sem dúvida alguma.

0 comentários: