02/03/2012

Governo Sombra, Casimiro Teixeira

Opinião:
Tal como o próprio nome indica, Governo Sombra é um livro sobre política. Fala-nos das sombras e dos lados obscuros dessa actividade tão polémica que é a política. Seja ela portuguesa, americana ou outra qualquer.
É um livro inquietante, pois apesar de ser ficção, acredito que muitas das acções e acontecimentos nele presentes, possam realmente acontecer.
A narrativa é composta por duas histórias aparentemente distintas e singulares, no entanto à maneira que vamos avançando na história vamos estabelecendo relação entre elas até que no final fundem-se culminando no auge da narrativa. Um final arrojado que eu não esperava, um final que me surpreendeu e que, talvez traduza a vontade de muitos portugueses no que respeita à governação actual do país...
Casimiro Teixeira, para além de nos levar pelos meandros da política e por todas as consequências, nas várias vertentes, que as decisões dos políticos acarretam, tenta mostrar ainda o lado humano destes. Os sonhos de início, os sonhos que se transformam em pesadelos, as dúvidas, e o ultrapassar tudo isso em prol de quem realmente manda. Porque contra quem manda ninguém realmente pode.
Não deixa de ser compreensível a desilusão que os portugueses sentem em relação aos políticos, mas também não deixa de ser verdade que quando falamos de política, somos frequentemente vítimas de algum preconceito. Para o “comum dos mortais” um político é alguém que procura acima de tudo o seu sucesso pessoal, a obter a todo o custo. Talvez o conceito tradicional esteja ainda muito influenciado por aquele postulado de Maquiavel segundo o qual “os fins justificam os meios”. No entanto, Casimiro Teixeira procura desmistificar este conceito algo obscuro do político, mostrando-o como um ser sonhador, alguém que procura atingir determinados objectivos com toda a ingenuidade que o iniciante revela. Um político não deixa de ser um homem, com todas as suas forças e fraquezas.
O autor usa uma linguagem simples e fluida onde a acção é uma constante, os seus personagens são solidamente caracterizados ao ponto de partilharmos sentimentos com estes. Esta é uma leitura bastante agradável, que nos elucida sobre um assunto bastante actual, levando-nos deste modo à reflexão e mostrando-nos as várias perspectivas do mesmo!
Recomendo!
.
Sinopse:
Um thriller de conspirações políticas que retrata as vidas paralelas de dois homens.
Um, desempregado, e com ambições de ser escritor, que desistiu da vida e da procura da felicidade, reencontrando-as ao receber uma estranha mensagem de uma amiga, que lhe encomenda a escrita de um livro sobre a sua vida, conduzindo-o numa viagem obsessiva por uma realidade ficcionada sobre um Portugal secreto e sinistro desconhecido por muitos.
O outro, um político empossado à força por um caciquismo familiar. Professor de história por paixão, torna-se secretário de estado por complacência dos interesses do falecido pai.
Vão ambos embarcar numa odisseia mirabolante de enganos e descobertas, na busca da confirmação da existência de uma ordem secreta, Os Alquimistas, cujo plano efetivo para o nosso país, consiste no controlo absoluto do seu governo, e no domínio total da vontade dos seus cidadãos.
De Nova Iorque a Bruxelas, e por diferentes locais em Portugal, um atroz destino os espera, nesta história implacável, que mistura passado e presente, cheia de suspense e completamente imprevisível.

Comentário também publicado no blogue ...viajar pela leitura...

0 comentários: